Visitando os Mercados de Natal da Alemanha

6 de dez. de 2025

Só em ouvir falar eu já era encantada pela tradição dos Mercados de Natal da Europa e  sabia que a Alemanha era um prato cheio para quem gosta da festa. Fora o Mercado de Natal de Paris (Marché de Noël), que já tive a oportunidade de visitar duas vezes, até o ano passado os da Alemanha ainda permaneciam um mistério pra mim. Mesmo vindo algumas vezes ao país, as datas nunca coincidiram e não tive a oportunidade de ver essa magia de perto. Agora moradora de Stuttgart há pouco mais de um ano, visitei alguns dos mais tradicionais Mercados de Natal (Weihnachtsmarkt) do país e posso engrossar o coro de que Natal na Alemanha é uma época mágica. 


O inverno passado foi fraco de neve, não tivemos o tão sonhado White Christmas, ou Natal Branco, aliás, aqui em Stuttgart a neve só caiu mesmo em janeiro, pós réveillon. Mas por si só o frio já confere um clima todo especial, o cheiro dos mercados é inconfundível, uma reconfortante mistura de especiarias e castanhas assadas que reconhecemos de longe, além do sabor marcante do glühwein, a versão alemã do quentão – bebida mais conhecida da metade pra baixo do Brasil. As barracas se dividem entre bebidas, comidas e artesanatos, tornando esse o momento perfeito para garantir umas lembrancinhas de fim de ano ou enfeites belíssimos para sua árvore de natal. Caso comprar não esteja nos seus planos, vale voltar pra casa pelo menos com uma caneca estilizada de vinho quente. Cada mercado faz a sua personalizada e é um souvenir interessante desses dias iluminados e (nem tão) quentinhos.



🎄Mercado de Natal de Stuttgart

O maior e um dos mais antigos Mercados de Natal da Europa, aparece em registros documentados a partir de 1692, porém, especula-se que a tradição tenha começado por volta de 1507. Anualmente a capital do estado de Baden-Württemberg recebe cerca de 3,5 milhões de visitantes oriundos de outras partes da Alemanha e de outros países. O Stuttgarter Weihnachstmarkt tem 290 barraquinhas que preenchem o coração do centro histórico da cidade com o clima festivo das comemorações de fim de ano. E esses estandes têm cada vez mais motivo para se reinventarem a cada ano, é que um júri especializado escolhe e premia as bancas mais bonitas e bem decoradas de cada edição.